Eventos Contate-nos Quem somos Fotos O Projeto O Projeto O Projeto O Projeto Contate-nos
Histórico

O projeto foi contemplado com subvenção pública no Programa SINAPSE DA INOVAÇÃO Operação II, através de Chamada Pública da FAPESC, em parceria com o SEBRAE, tendo a Fundação CERTI como entidade executora, na qual são selecionados projetos de inovação tecnológica visando sua transformação em empreendimento bem-sucedido.

Foi estabelecida uma importante parceria com a POLÍCIA MILITAR AMBIENTAL DE SANTA CATARINA, proporcionando o local para o desenvolvimento da embarcação e a instalação de contêiner oficina/laboratório na área da 1ª COMPANHIA DE POLÍCIA MILITAR AMBIENTAL, localizada cabeceira continental da ponte Pedro Ivo Campos, tendo em vista o interesse na embarcação para a vigilância de áreas de preservação e reservas biológicas marinhas.

Recentemente, o Roaz1 foi configurado como PLATAFORMA PARA SERVIÇOS DE TOPOGRAFIA SUBAQUÁTICA, visando torná-lo capaz de mapear a topografia do canal existente entre o continente e a ilha de Santa Catarina, com o objetivo de localizar uma estaca desaparecida da estrutura criada para recuperação da Ponte Hercílio Luz.
Localizando a estaca e mapeando o fundo do canal, teve comprovada sua eficácia tanto para buscas quanto para a elaboração de cartas náuticas e estudos dos impactos ambientais ligados ao assoreamento e modificações dos contornos das áreas costeiras (que tem sido observados em nosso litoral).

O Projeto participou de diversas feiras e eventos com destaque para Exponáutica, AquapescaBrasil, SOEAA – Semana Oficial da Engenharia, da Arquitetura e da Agronomia, Conferência Anpei de Inovação Tecnológica e Unicongress.
Atualmente. o Projeto Roaz participa ativamente das pesquisas e estudos quanto ao acidente ecológico ocorrido na parte insular sul de Florianópolis - ilha de Santa Catarina – que determinou a suspensão da extração e comércio de moluscos e crustáceos na Região da Praia da Tapera e imediações.

O próximo desafios do Roaz 1 consiste na navegação para teste das funcionalidades como plataforma multifuncional de equipamentos em condições de extrema poluição, a ser realizada no rio Pinheiros – SP.